Primeiramente, assim como o Jabor se acha no direito de ofender todo mundo em suas vociferações alegóricas e rasas, me acho no direito também de chamá-lo de pseudo intelectual.
Tenho lido e ouvido Jabor já de muito, especialmente nesses e-mails que a gente recebe daqueles amigos que repassam tudo que lhes entra na sua caixa de correspondência eletrônica, como se, toda a sua lista fosse “adorar” aquilo que ele idolatra.
Hoje ainda ouvi Jabor chamar nosso PRESIDENTE DA REPÚBLICA de “pato manco” e logo se apressou em dar o termo em inglês (na ânsia idiota de mostrar sua capacidade bilíngüe), isso porque, estaria o Presidente da República em seus últimos dias de mandato.
Pensei com meus botões, quem seria o “pato manco”, o sujeito que, saindo de Garanhuns, torneiro mecânico, tornou-se PRESIDENTE DA REPÚBLICA de um dos Países que mais cresce no mundo hoje, ou o ‘CINEASTA FRACASSADO” que tem em seu currículo filmes como EU TE AMO e EU SEI QUE VOU TE AMAR, bestialidades da pornografia nacional.
Quem seria então o PATO MANCO ???
Vale lembrar, para aqueles que foram inteligentes o suficiente e não perderem preciosos minutos da vida assistindo os dois filmes de Jabor, acima citados, ou para aqueles que não tinham idade para ver filmes eróticos, apenas algumas partes do diálogo de SÔNIA BRAGA (nua como sempre) e PAULO CESAR PERÉIO (nu como sempre)
- (Paulo) Mas você é uma profissional né?
- (Maria) É, é porque eu sou uma profissional !
- (Paulo) Profissional de que, profissional de que?
- (Maria) Não sei, de que ?
- (Paulo) Teu trabalho, qual é tua obrigação?
- (Maria) Ahhh, profissional de putaria !!!
- (Paulo) É por isso que você deixa um sujeito como eu, que não vale nada, te lamber todinha, não é?
- (Maria) É, é porque eu sou uma profissional, eu tenho que obedecer os fregueses !
- (Paulo) Se eu não te pagar você me castiga?
- (Maria) Eu te chuto a cara.
- (Paulo) Porque eu valho quanto, hein ?
- (Maria) você não vale nada !!!
Mas Jabor, o “deus grego da sapiência nacional”, está acima disso, “para além do bem e do mal”, fala de economia com uma desenvoltura ímpar, sem nunca ter lido um único livro de economia, fala de finanças públicas com “maior capacidade” do que os PHDs de gestão pública, fala de direito, como se “tribuno romano” fosse, fala de medicina como um Hipócrates, fala de física quântica com tanto conhecimento que daria inveja à Stefen Hawking, grita contra este, esbraveja contra aquele, fala de “Nerudas”, “Lulas”, critica Bush, Saddam, Bill Gates, Steve Jobs... TUDO ESTÁ ERRADO, TUDO ESTÁ ERRADO, TUDO ESTÁ ERRADO !!!
Realmente, o certo é seu diálogo de “putaria”, seu filme de sexo explícito, sua pseudo intelectualidade, um falido entre os cineastas, um falido no teatro, um falido como crítico literário, achou seu “filão” escrevendo e gritando uma só voz, TUDO ESTÁ ERRADO, e onde mais deveria negar, mas não, vendeu-se ele mesmo à crítica comprada, vendida, feita à pedido, “alugou-se” à Rede Globo !!!
Capacho do Jornal Nacional, Jabor navega entre os pedidos da Globo e as vontades políticas de seus amigos, não possui independência, não possui conteúdo algum, não possui conhecimento sequer para escrever sobre, por exemplo “bolinhas de gude”.
TUDO ESTÁ ERRADO !!!
E a Globo, que lhe paga os salários, ESTÁ CERTA ? ?
Esse é seu recalque com o cinema nacional que após o declínio de cineastas como Jabor, passou a produzir filmes de verdade como TROPA DE ELITE, CIDADE DE DEUS, DIÁRIOS DE MOTOCICLETA, SALVE GERAL, SE EU FOSSE VOCÊ, ABRIL DESPEDAÇADO, e tantos outros, surgidos do declínio dos “pseudo intelectuais iguais a Jabor .
TUDO ESTÁ ERRADO !!! Continua gritando Jabor .
Essa é sua única linguagem, ou aquela de sexo explícito, ou ainda, seus trocadilhos, suas frases prontas, sua guerra de um homem só contra sabe-se lá quem a GLOBO pedir.
Mas Jabor é um sobrevivente, não, não é, é um FRACASSADO, um DEMAGOGO, um homem que, revoltado com seu próprio fracasso, descarrega sua ira
Prefiro eu, ouvir o diálogo do “Capitão Nascimento”, a ter que escutar as asneiras desmedidas de Jabor, cuja crítica é tão profunda quanto os diálogos de Sonia Braga e Cesar Peréio.
A crítica destrutiva e vazia de Jabor, está bem aos que cultuam a Globo e suas “novelas”, aqueles cuja capacidade de raciocínio é medida pelo Domingão do Faustão, aqueles que acreditam mais no “grito” do que na poesia, mais nos “dentes” do que no canto, mais no “punho cerrado” do que no braço estendido, mais no revanchismo de derrotados, do que nas conquistas dos novos.
Este é Jabor, o HOMEM NA GLOBO, mas ESTÁ TUDO ERRADO, ESTÁ TUDO ERRADO, ESTÁ TUDO ERRADO !!!
Augusto Bittencourt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário