domingo, 30 de novembro de 2008

Pesquisa do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a relação das 12 cidades mais influentes no país. São Paulo aparece como a grande metrópole, seguida do Rio de Janeiro e de Brasília, no estudo "Regiões de Influência das Cidades 2007". A publicação levou em conta a localização das sedes de empresas, ofertas de transporte aéreo e terrestre, acesso ao ensino superior, além do comportamento de consumo das pessoas e a subordinação administrativa em âmbito federal.
A relação ainda aponta outras nove metrópoles: Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Belém, Porto Alegre, Goiânia e Fortaleza.

Segundo Evangelina Xavier Gouveia, geógrafa e uma das coordenadoras da pesquisa, São Paulo não representa apenas a capital do estado paulista, mas todas as cidades em seu entorno.

Influência
São Paulo exerce influência até em cidades de Rondônia, Mato Grosso e Acre. Dessa forma, a rede de influência chega a 1.028 municípios brasileiros. “A internet poderia surgir como uma ferramenta que pudesse alterar esse panorama de consumo e acesso a bens públicos como saúde e educação, por exemplo, mas as pessoas ainda precisam se locomover de uma cidade para outra para viver”, disse Evangelina.

Curitiba tem 8,8% da população do país e 23,5% do PIB. A influência é detectada, pela pesquisa, em 666 cidades do Paraná e em parte de Santa Catarina.
Fonte G1

Nenhum comentário: