sábado, 29 de novembro de 2008

Prosperar

A Blogosfera nativa anda meio parada, salvo uns mais fiéis, mas estamos quase quietos.
A Havan é a novidade corrente entre os blogueiros, e é mesmo, não só para Cascavel mas para a região.
Estamos falando de uma transformação, tal como ocorre com adolescentes no confronto entre a infância e a fase adulta, Cascavel passa pelo dilema de cidade pequena do interior X grande cidade - eu diria até metrópole, mas sei que corneteiros diriam que é exagero.
É um processo que mexe com as estruturas sociais, empresariais, funcionais, políticas, religiosas, contraria interesses nos mais diversos níveis, mais é inexorável, pode demorar mais ou menos, porém, vai acontecer.
Não estamos falando de uma cidade, estamos falando de um pólo, catalizador de desenvolvimento. Não serão as outras cidades que virão aqui dizer: Ó Cascavel, tu és pólo. Nós é que temos que nos posicionar como tal, em primeiro lugar pensando, planejando, agindo em prol do desenvolvimento regional, e isso não acontece do dia pra noite.

Enchentes

Santa Catarina teve, no passado, um estímulo para isso - enchente - e desenvolveu a partir de um confronto real com a necessidade de enfrentamento regional e agora vive novamente o desastre, mas, tenham certeza, sairá mais forte, a mobilização que se desenvolve a partir de uma ameça comum é extraordinária. O povo se une, os empresários, as entidades, os políticos, as igrejas, todos tem uma causa por que lutar, e lutarão, e vencerão, porque já o fizeram.

Rumo à Metrópole

As questões locais, lutas por espaços políticos, empresariais, sindicais e regionais nos impedem de uma ação conjunta e extraordinária em prol do nosso desenvolvimento regional e, por isso, pode demorar um pouco mais (graças a Deus, não haverá uma enchente para provocar a coalizão) mas, indubitavelmente vamos prosperar, aqui tem um povo aguerrido que já fez, faz e continuará fazendo o desenvolvimento de Cascavel e região.
Seja bem vinda Havan.

Nenhum comentário: