quarta-feira, 25 de março de 2009

Comunicação

10. Desenvolver a eloquência.

Relacionamento Interpessoal: capacidade de se comunicar com as pessoas de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas - poder de persuasão.

Na era da comunicação eletrônica não devemos perder a capacidade de nos expressarmos de modo eloquênte, persuasivo e convincente.

Pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, vários séculos antes de Cristo, aprofundaram esta ciência transformando-a numa arte cujos conceitos continuam válidos.

Fatores que tem importância fundamental para tornar a comunicação eficaz, que é a linguagem não verbal. Quando falamos com alguém, transmitimos informações através do conteúdo de nossas palavras, como também através de gestos, postura, expressões faciais, tom de voz e outros aspectos mais sutis.

Estudos demonstram que numa apresentação diante de um grupo, 55% do impacto é determinado por nossa linguagem corporal – postura, gestos e contato visual -, 38% é determinado pelo tom de nossa voz, e apenas 7% desse impacto tem a ver com o conteúdo de nossa apresentação (Mehrabian e Ferris, “Inference of attitudes from nonverbal comunication in two channels”).
Claro que estas percentagens podem variar dependendo da situação, mas sem dúvida a linguagem corporal e o tom de nossa voz fazem imensa diferença no impacto e no significado do que dizemos. “Não é apenas o que dizemos, mas como dizemos que faz a diferença”.
Algumas dicas podem fazer uma grande diferença numa apresentação pública, num contato ou reunião com clientes. São elas:

  • Apresentar o tema com frases curtas que sintetize o sentido completo do tema que irá apresentar.
  • Iniciar a apresentação com um exemplo ou breve resumo, que possa despertar o interesse. Este deve ter uma espécie de “gancho”, ou idéia central, que possa ser desenvolvida ao longo de sua explanação.
  • Fazer pausas, deixando as pessoas absorverem o sentido da comunicação. Enfatize aspectos relevantes. Destaque os pontos principais.
  • Crie empatia com seu interlocutor. Seja habilidoso ao defender idéias polêmicas, evite a prepotência, porém, apresente as idéias de maneira firme, segura e convincente.
  • Utilize a linguagem que tem certeza que o ouvinte está familiarizado. Se o cliente é do setor de saúde, exemplos relacionados aquela área farão mais sentido para eles. Se o mesmo é do mundo esportivo, então, as metáforas relacionadas ao esporte serão muito mais eficazes.
  • Olhe as pessoas nos olhos, interaja com seus interlocutores através de diálogos, olhares e expressões.
  • Seja congruente em sua explanação, e, ao defender uma idéia, procure convencer-se antes da importância e da veracidade das informações, assim, sua expressão corporal transmitirá a mesma mensagem que suas palavras.
  • Aprofunde as idéias. Transmita conhecimentos relevantes. Em qualquer apresentação as pessoas precisam receber alguma informação, dica ou idéia relevante de sua parte, por isto prepare-se. Evite ser genérico e superficial.
  • Seja o mais breve possível que o assunto permitir, não canse as pessoas.
  • Ao final, faça um breve resumo destacando as idéias principais e encerre.
  • Sobretudo seja entusiástico, mostre vitalidade e alma na sua apresentação.

Algumas pessoas são naturalmente habilidosas na arte de se comunicar de maneira adequada, no entanto, esta é uma competência que pode e deve ser aprendida por todos os profissionais, cuja comunicação interpessoal tem um papel fundamental no desempenho de sua funções, e principalmente como ferramenta de marketing pessoal.
Através da apresentação de idéias de forma eloquênte, um profissional constrói seu carisma e sua marca pessoal, tornando-se uma referência no meio em que atua.
Baseado em artigo de Ari Lima - empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas.

Nenhum comentário: