terça-feira, 17 de março de 2009

Decida

8. Agilidade para tomar decisões

Tomar decisões é uma qualificação essencial da vida. As decisões definem o percurso da carreira profissional e a qualidade da vida pessoal, no entanto, são poucas as pessoas que possuem, ou adquirem, a capacidade de tomar qualquer decisão num abrir e fechar de olhos.
Saber decidir na sua vida profissional e pessoal é uma arte que pode ser aprendida.
O seu sucesso depende de fazer escolhas, por isso saiba a melhor maneira de tomar essas decisões.

Existem muitos questionamentos quanto à decisão:
Esta decisão é a mais adequada face à situação atual?
Será aceitável para todos os clientes, fornecedores e empregados?
Será exequível?
Terá continuidade em longo prazo?

Como tomar decisões?

A teoria clássica da Tomada de Decisões diz:
Identificar opções.
Avalia-las.
Ver os prós e contras (dar notas).
Escolher a que tem mais prós (a maior nota).

Elimine opções

Se conhecer bem a situação em questão conseguirá facilmente eliminar algumas opções que tenha colocado como possíveis soluções. Este é o método mais rápido para tomar decisões.
Toda a nossa vida é controlada por decisões, deixe a sua experiência e o seu instinto falar por si. Não tenha medo de escolher.

Risco, alta pressão e decisões rápidas e corretas. É possível?

Decisões com informações insuficientes, problemas de comunicação, confusão, falta de tempo. É complicado? Da prejuízo? Pode perder o emprego?
Imagine um cenário ainda pior com uma decisão equivocada. Existem profissões que lidam diariamente com o risco, e a pior coisa que pode acontecer é bem mais desagradável: morrer - você, sua equipe e mais gente a sua volta.
Se um bombeiro ou policial fizer isso numa situação de tensão, colocarão em risco todos os envolvidos. Como lidam com toda essa pressão e, ainda assim, conseguem tomar decisões acertadas? Podemos aprender com eles?

Gary Klein é um psicólogo cognitivo - mapeia como as pessoas percebem e observam, pensam e raciocinam, agem e reagem. É autor do livro Sources of Power - How People Make Decisions (Fontes de Poder - Como as Pessoas Tomam Decisões).
Klein escreveu o livro baseado nos depoimentos de pessoas que, sob altíssima pressão, tem que tomar decisões de vida ou morte. Por exemplo, enfermeiras de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), pilotos de combate (caças e helicópteros), bombeiros e até pilotos de tanques de guerra M-1.

Essas pessoas estudam muito, por anos, e na hora de tomar decisões, jogam os manuais no lixo e seguem a intuição. A mente da pessoa treinada decide rápido nos momentos de pressão.
Um caso prático típico foi dado a Klein por um piloto da Força Aérea. Quando começou a pilotar, esse piloto estava sempre aterrorizado. Se cometesse um erro, certamente morreria. Tinha que seguir regras e listas de procedimentos para voar corretamente. Isso era tremendamente estressante. Mas, em algum ponto do seu desenvolvimento, uma mudança profunda ocorreu. De repente, não era mais ele voando dentro de um avião - era ele que voava. Todos os procedimentos haviam sido internalizados de tal forma que agora faziam parte da sua personalidade. Regras já não eram mais necessárias.
Para Klein, com o passar do tempo acumulamos experiência e, subconscientemente, criamos categorias de eventos de acordo com a forma como devemos reagir.

Numa comparação mais próxima da nossa realidade, o mesmo ocorre quando dirigimos o carro, de tanto repetir, parece que tudo acontece sem pensar, que o automóvel faz parte de nós, mas o tempo todo estamos tomando decisões.

Com base no que esta catalogado na memória o cérebro procura algo semelhante e decide imediatamente por uma determinada ação ou estratégia. Isso em milionésimos de segundo. A intuição é, portanto, um aprendizado - temos que aprender a ver e reconhecer rapidamente o que está acontecendo, por isso, a palavra de ordem é treinamento.
Fonte: Economianet - Raúl Candeloro (editor da revista Venda Mais)

Nenhum comentário: