sábado, 14 de março de 2009

Equipe

5. Trabalhar em equipe

O trabalho em equipe surgiu da necessidade de somar conhecimentos e habilidades, onde todas as potencialidades são usadas, para alcançar objetivos que seriam mais difíceis, trabalhosos, demorados ou até impossíveis se realizado por uma pessoa.

É preciso evitar:

Falar de pessoas ausentes - se você tem algo a dizer para alguém diga diretamente e individualmente.
Rejeitar o trabalho em equipe - elo quebrado desmonta a equipe.
Ser antipático(a) - empatia é a palavra. Seja leal, cortês e amigo. Cumprimente, fale bom dia!
Deixar conflitos pendentes - conflito acumulado, problemas, dúvidas, magoas vira guerra. A discórdia tem que ser esclarecida rapidamente para não se agravar.
Ficar de cara fechada - bom humor é fundamental
Deixar de cultivar relacionamentos - construa sua rede de contatos (networking).
Não ouvir as pessoas - sábio é quem ouve.
Não respeitar a diversidade - todas as diferenças devem ser respeitadas e consideradas.
Apontar o erro do outro - ao contrário, ajudar a solucionar o problema.
Ficar nervoso(a) com a equipe - atritos são inevitáveis, mas não se esqueça do Controle Emocional.

É indispensável para a equipe ser eficaz:

Definir claramente a missão, os valores da empresa, as metas e objetivos da equipe - a comunicação clara é fundamental para alcançar esse objetivo.
Qual a função ou papel a desempenhar - se necessário fazer treinamentos.
Motivar e reconhecer os talentos - porem, jamais alguém diga: “Eu fiz a minha parte”.
Aprender a lidar com o conflito - valorizar a diferença e tornar o conflito motivo para crescer.
Avaliar e monitorar - O monitoramento do trabalho e dos resultados é fundamental para cada um saber seu desempenho e como melhorar.

Combinar talentos para produzir mais e melhor do que individualmente, essa á a maior vantagem competitiva.

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