domingo, 15 de março de 2009

Fale mais

6. Domínio de no mínimo mais um idioma

A comunicação verbal e escrita de forma eficaz é um trunfo no ambiente corporativo, ampliado quando o domínio é também de outros idiomas, pois tornou-se fator decisivo no mundo dos negócios.
No mercado ultra competitivo ter fluência num segundo idioma é mais que um diferencial e sim condição básica para o progresso profissional.
O inglês continua sendo o idioma universal, seguido pelo espanhol.

A Catho realizou em 2006 uma pesquisa onde coletou informações salariais de aproximadamente 120.000 profissionais de todo o país. A pesquisa constatou diferenças salariais significativas: Na alta direção das empresas (diretores e presidentes), a diferença salarial entre os executivos que falam fluentemente inglês para aqueles que não falam é em média 52%. As diferenças também foram constatadas entre os níveis gerenciais (23%), supervisão média (44%) e profissionais especializados com curso superior (47%).
A pesquisa identificou profissionais com fluência verbal e escrita nos dois idiomas e o resultado foi surpreendente, os diretores que falam e escrevem fluentemente o inglês e o espanhol recebem em média salários 68% acima daqueles que não tem domínio algum de nenhuma das línguas.

Segundo Sofia Esteves, presidente da empresa Cia de Talentos, há alguns anos o idioma inglês não é mais um diferencial, e sim fundamental para os profissionais. "As empresas, na sua maioria, também preferem que os candidatos tenham um terceiro idioma, como o espanhol, mas também pode ser o alemão. Nesses casos, depende do foco internacional da empresa ou de sua origem", diz ela, a consultora em recursos humanos, acredita que para os jovens interessados em empresas internacionais ou nacionais com atuação global o mandarim (Chines) pode ser uma opção interessante.
Diante dessa realidade se você ainda não domina outro idioma, comece já.

Nenhum comentário: