quarta-feira, 11 de março de 2009

Quociente Emocional

2. Controle emocional

Controlar a inteligência emocional é fazer com que suas emoções trabalhem a seu favor.
Para desenvolver o controle é preciso ter a capacidade de perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção, ter acesso a sentimentos que possam facilitar a compreensão de si mesmo ou de outra pessoa;
Para expandir a inteligência emocional é necessário ampliar a autoconsciência (característica lógica da consciência de ser) e promover a auto motivação.

A autoconsciência é a base para construir as outras aptidões da inteligência emocional, para desenvolve-la acredite em seu comportamento, confie nos seus sentimentos e seja honesto consigo mesmo.
Para ampliar a consciência é sugerido que: observe suas atitudes, o impacto dos seus atos e reconheça que as pessoas podem reagir de maneira diferente da sua.

Como fontes de motivação destacamos: Pense positivamente, use afirmações motivadoras e a autocrítica construtiva. Tenha metas importantes.
Fortaleça a confiança, a tenacidade, a flexibilidade, o otimismo e o entusiasmo, pois assim estará motivado e contribuindo para que as pessoas a sua volta possam se motivar

Controlar as emoções significa compreende-las e então usar essa compreensão para lidar com as situações da maneira mais produtiva.
Fonte: Inteligência Emocional no Trabalho - Hendrie Weisinger PhD

Nenhum comentário: